PROJETOS EM ANDAMENTO
2010 - Um olhar de gênero sobre a Historia e a Transmissão
da Antropologia em diferentes países do mundo
Este projeto visa estudar as Antropologias Contemporâneas mundiais
sob a ótica dos estudos de gênero. O projeto, de cunho etnográfico,
busca estudar a constituição e a organização
institucional, política e acadêmica e sobre os principais
sistemas de formação antropológica de diferentes
antropologias nacionais em suas articulações com redes,
associações e instituições internacionais.
Tem como eixo analítico a reflexão de como questões
de gênero estão presentes neste universo científico,
ou seja, como a produção de conhecimento é situada
e permeada por relações de poder, muitas vezes invisibilizadas
nos discursos hegemônicos que legitimam instituições,
tradições teóricas e indivíduos no interior
de um campo científico. Destacamos neste projeto as Antropologias
brasileira, latinoamerica e asiática.
2007 - Projeto Papo Sério
O Projeto Papo Sério foi organizado e desenvolvido pelo Núcleo
de Identidades de Gênero e Subjetividades – NIGS pela primeira
vez em 2007. No ano de 2009 ele foi renovado e conseguiu se expandir e
alcançar mais alunos que na primeira edição.
O objetivo principal deste Projeto de Extensão é problematizar
as representações de gênero e sexualidade com jovens
alunas e alunos das escolas públicas de Florianópolis, através
da realização de oficinas temáticas dentro dos eixos
de pesquisa do NIGS. Em 2007, foram realizadas oficinas em três
escolas e jovens meninos e meninas participaram do Seminário Homofobia,
Identidades e Cidadania LGBTTT na UFSC. Na edição 2009 do
Projeto, além das oficinas realizadas em quatro escolas, o NIGS
promoveu o Concurso de Cartazes sobre homofobia, lesbofobia e transfobia
nas escolas, idealizado por Felipe Fernandes, doutorando do DICH, na época
coordenador executivo do Projeto Papo Sério. Neste ano de 2010
as oficinas estão previstas para o segundo semestre, e serão
antecedidas pela segunda edição do Concurso de Cartazes,
que neste ano amplia-se para um concurso de redações entre
estudantes de licenciaturas.
Para visualizar o Relatório Final do projeto em 2009 Clique
Aqui