NIGS- Núcleo de Indentidade de Gênero e Subjetividades.

PROJETOS EM ANDAMENTO

2010 - Um olhar de gênero sobre a Historia e a Transmissão da Antropologia em diferentes países do mundo

Este projeto visa estudar as Antropologias Contemporâneas mundiais sob a ótica dos estudos de gênero. O projeto, de cunho etnográfico, busca estudar a constituição e a organização institucional, política e acadêmica e sobre os principais sistemas de formação antropológica de diferentes antropologias nacionais em suas articulações com redes, associações e instituições internacionais. Tem como eixo analítico a reflexão de como questões de gênero estão presentes neste universo científico, ou seja, como a produção de conhecimento é situada e permeada por relações de poder, muitas vezes invisibilizadas nos discursos hegemônicos que legitimam instituições, tradições teóricas e indivíduos no interior de um campo científico. Destacamos neste projeto as Antropologias brasileira, latinoamerica e asiática.

2007 - Projeto Papo Sério

O Projeto Papo Sério foi organizado e desenvolvido pelo Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades – NIGS pela primeira vez em 2007. No ano de 2009 ele foi renovado e conseguiu se expandir e alcançar mais alunos que na primeira edição.
O objetivo principal deste Projeto de Extensão é problematizar as representações de gênero e sexualidade com jovens alunas e alunos das escolas públicas de Florianópolis, através da realização de oficinas temáticas dentro dos eixos de pesquisa do NIGS. Em 2007, foram realizadas oficinas em três escolas e jovens meninos e meninas participaram do Seminário Homofobia, Identidades e Cidadania LGBTTT na UFSC. Na edição 2009 do Projeto, além das oficinas realizadas em quatro escolas, o NIGS promoveu o Concurso de Cartazes sobre homofobia, lesbofobia e transfobia nas escolas, idealizado por Felipe Fernandes, doutorando do DICH, na época coordenador executivo do Projeto Papo Sério. Neste ano de 2010 as oficinas estão previstas para o segundo semestre, e serão antecedidas pela segunda edição do Concurso de Cartazes, que neste ano amplia-se para um concurso de redações entre estudantes de licenciaturas.

Para visualizar o Relatório Final do projeto em 2009 Clique Aqui